Carta da Federação

Juntos somos mais fortes!

Em 2019 um grupo de pais de atletas motivados pelas mudanças ocorridas no país e cansados das notícias de corrupção na natação, verificando na prática o quanto seus filhos eram prejudicados por esses fatos, resolveu assumir a Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul.

Esse grupo conseguiu inicialmente quitar as dívidas da Federação e começou um projeto de estruturação da natação no esporte do MS. Eventos de qualidade foram realizados, como o centro-oeste 2019, considerado por muitos como o melhor da história e com direito a matéria no SporTV:

https://sportv.globo.com/site/blogs/blog-do-coach/post/2019/10/06/uni-evangelica-campea-do-centro-oeste-nao-radio-clube-nao-uni-evangelica.ghtml

Entrega da primeira piscina olímpica do estado no campeonato estadual, com presença de atleta olímpico no evento que teve seu nome:

https://globoesporte.globo.com/ms/noticia/trofeu-leonardo-de-deus-inaugura-primeira-piscina-olimpica-de-ms-e-emociona-tricampeao-pan-americano-homenagem-inesquecivel.ghtml

Por estar alinhado com o governo e com as mudanças esperadas para nosso país, recebeu um presente do governo federal. Durante o campeonato centro-oeste a ministra Tereza Cristina do governo Bolsonaro divulgou que a pedido dos pais dos atletas, o governo autorizou verba federal para construção de um complexo aquático, com piscina olímpica e toda estrutura para campeonatos mundiais.

https://globoesporte.globo.com/natacao/blogs/blog-do-coach/post/2019/12/23/contrato-assinado-campo-grande-vai-ganhar-mais-uma-piscina-olimpica.ghtml


A piscina foi contratada e a empresa está realizando projetos complementares do Centro Aquático.
http://www.esporteagil.com.br/noticias/natacao/prefeitura_da_capital_projeta_construcao_de_piscina_olimpica

A federação ainda ampliou os ganhos com diversos cursos para os profissionais de educação física. Com destaque aos cursos:

Ricardo Prado:

https://fedams.com/2019/05/06/clinica-ricardo-prado-2/

Alex Pussieldi:

https://www.enfoquems.com.br/campo-grande/ex-tecnico-da-selecao-brasileira-alex-pussieldi-ministra-clinica-de-natacao-em-campo-grande

Daniel Schneider:

https://fedams.com/2019/07/16/curso-de-arbitragem-de-natacao/

Um fato importante que a federação realizou foi o apoio de evento para os paratletas, onde destacamos que temos como meta apoiar outros eventos como este:

OUÇA: Depois de 9 anos, FEDAMS apoia Paraolímpicos, da Driblando a Diferença


Ampliando as conquistas do esporte a Federação desenvolveu e aprovou 2 projetos na Lei de Incentivo ao Esporte publicado no Diário Oficial da União conforme DELIBERAÇÃO No 1.360, de 12 de março de 2020 (sendo um para eventos e outro para os atletas). Um marco para o estado, rompendo o monopólio existente nos programas de Leis de Incentivo Fiscal do país. Fato que amplia os ganhos ao patrocinador que decidir pelo apoio a natação do MS, pois estará em destaque como pode ser visto na matéria:

Ressaltamos que nos projetos aprovados não foram inseridos custos de elaboração de projeto e para captação (permitidos pelo programa), onde o valor será 100% utilizado para os benefícios dos atletas, nosso verdadeiro objetivo.

O patrocínio da empresa em projeto desenvolvido por uma Federação organizada pelos pais dos atletas, que busca romper com toda a estrutura corrompida instalada no esporte do país, com algumas vitórias já alcançadas como demonstrado aqui, gera um patrocínio alinhado com a nova política de compliance instalada nas empresas e aproxima de sobremaneira o apoio da população em geral, implementando um fator que agrega positivamente a imagem da empresa patrocinadora.

Aproveitamos para convidar as empresas a patrocinarem nossos atletas e nossos eventos em 2021 e se beneficiar dos programas aprovados pela Federação.

E convocamos os técnicos, árbitros, atletas e pais a se unirem a Federação, pois juntos vamos construir muito mais!

Campo Grande/MS, 07 de setembro de 2020.

FEDERAÇÃO DE DESPORTOS AQUÁTICOS

DE MATO GROSSO DO SUL