Família de nadadores

A equipe de natação Samix, de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) foi a convidada de honra no Campeonato Estadual de Verão Troféu Leonardo de Deus, ocorrido nos dias 14 e 15 de dezembro, no Cedesc da Funlec, em Campo Grande.
Super simpáticos, a equipe veio com 22 atletas sob as ordens do técnico José Quintanilla. De família de nadadores, desde pequeno ele pratica o esporte ao lado de mais três irmãos. O pai foi presidente da Federação de Natação da Bolívia. Pela primeira vez esteve em Campo Grande e avaliou os resultados obtidos pelo grupo como satisfatórios. Para ele, o fato de nadar em uma piscina de 50m não trouxe muitas dificuldades para os atletas. “Em Santa Cruz (Bolívia) onde nós moramos não tem piscina longa mas para o atleta dá no mesmo, a marca não é a mesma mas é só acostumar. Viemos três dias antes da competição e ficou bom”, explica Quintanilla.
Ele é casado com Katherine Moreno, a primeira mulher boliviana a estar nos Jogos Olímpicos na natação pelo país. Participou das competições em Seul (Coréia do Sul) em 1988 e após uma pausa de 12 anos na carreira voltou a competir em Sidney (Austrália) no ano 2000, Atenas (Grécia) 2004 e Beijing- Pequim (China) 2008 nas modalidades peito e medley. Ela diz que é preciso ter perseverança e foco para chegar ao sonho de uma Olimpíada. “É perseverança, é saber esperar porque não é da noite pro dia é um grande trabalho assim como os estudantes esperam 12 anos para se graduar no colégio o nadador também tem que esperar tempo parecido para chegar ao nível olímpico”, declara.
Seguindo os passos da mãe, José Alberto Quintanilla, de 22 anos já estreou em uma Olimpíada. Participou dos Jogos no Rio de Janeiro em 2016 nos 50m livres, seu estilo preferido. Ficou muito famoso ao aparecer muito emocionado na cerimônia de abertura. Considerou a competição realizada em Campo Grande muito bonita e espera estreitar o intercâmbio com os clubes locais. O atleta está em preparação para o ano que vem, para mais uma vez participar de uma Olimpíada. “Agora estamos testando os 50m com uma boa marca, então isso nos dá a possibilidade de continuar em treinamento para alcançar a marca olímpica”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s