Os Homenageados

A solenidade de inauguração da Piscina Olímpica no Centro de Desenvolvimento Social e Cultural (CEDESC) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) reuniu diversas autoridades no dia 14 de dezembro. Estiveram presentes o deputado estadual Felipe Orro; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, João Rocha; o chefe de Gabinete do Governo do Estado,  Carlos Alberto de Assis; a deputada federal Rose Modesto; o diretor- presidente da Funesp, Rodrigo Terra; o ex-senador Pedro Chaves e o prefeito de Costa Rica, Valdeli dos Santos Rosa. 

Carlos Alberto Assis, também professor de educação física, diz que a piscina foi um sonho concretizado. “O esporte sul-mato-grossense vive um dia especial hoje, com a entrega dessa piscina e esse evento maravilhoso. E os atletas que a gente forma, saem por aí ganhando medalhas, como o Leonardo de Deus que hoje é uma referência da natação brasileira e para os nossos atletas, um grande orgulho para Mato Grosso do Sul”, disse. 

João Rocha, professor de educação física, também destaca a importância da inauguração da piscina olímpica. “Essa piscina vem suprir uma deficiência em equipamentos esportivos que temos há muitos anos e no sentido de oferecer oportunidades nesse padrão para os nossos atletas estarem treinando e competindo em alto nível. São portas que se abrem para que o esporte de Campo Grande e MS possa ser alavancado e continuar melhorando o rendimento a nível nacional e internacional”, declara. 

Leonardo de Deus

O grande homenageado do dia foi o Tri Campeão Pan Americano, Leonardo de Deus. Com 28 anos é o atual recordista brasileiro com medalhas nos 200m borboleta em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019. Ainda nesse ano, conseguiu medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares. Hoje, ele compete pela equipe Unisanta, de Santos. Filho de militar, nasceu em Campo Grande mas mudou-se para Belém (Pará) e morou em Brasília. 

Ao ver a medalha do Campeonato Estadual de Verão Troféu Leonardo de Deus, não acreditou que pudesse ter o nome estampado em uma competição. “Eu nunca imaginei na minha carreira ter o nome no campeonato estadual na minha cidade ainda mais na inauguração de uma piscina de 50m, isso é muito importante para o fomento ao esporte. Pra mim, me sinto muito lisonjeado e me sinto muito abençoado com tudo o que tá acontecendo na minha carreira, na minha vida. Eu espero poder fazer cada vez mais pela natação”, agradeceu.

Leonardo reconheceu o empenho da direção da FEDAMS em prestar homenagem ao quem leva o nome de Mato Grosso do Sul. “Pela primeira vez eu estou me sentindo abraçado pelo meu Estado , pela minha casa, o que depender de mim eu estou á disposição para ajudar o esporte aqui em Mato Grosso do Sul e Campo Grande”, disse

O campeão entregou uma touca assinada de próprio punho para a direção da FEDAMS. Só existem mais duas iguais a essa pelo mundo. Uma forma de retribuir a acolhida e o carinho na participação do Campeonato Estadual de Verão Troféu Leonardo de Deus. 

O pai

Domingos Afonso Almeida de Deus também recebeu homenagem na solenidade. Militar e praticante de esportes, ele é o pai de Leonardo de Deus. Ele é gestor esportivo da carreira do Leonardo de Deus e a mãe, é a nutricionista. Ficou grato e lisonjeado ao receber o troféu de homenageado, mas fez questão de ressaltar que fica nos bastidores. 

Domingos Almeida anuncia três fatores essenciais para a formação do atleta: o próprio atleta, o técnico e a família.  “A família foi fundamental ,mas mais do que isso foi a vontade do atleta. As conquistas são do atleta, do nadador, os atletas são eles e os pais devem dar o suporte. A gente se doou totalmente pro sonho do filho. O sonho é dele, não nosso, mas nós somos uma das peças fundamentais nessa jornada”, disse. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s