Super Time de Árbitros

DSCF1658

Além dos atletas dos 22 clubes participantes havia outra super equipe dando o melhor no Torneio Centro-Oeste de Natação Infantil a Sênior, no Rádio Clube. O super time de árbitros escalados para a competição. O grupo era composto de 25 a 30 árbitros em sistema de escala, pois as provas ocorreram de manhã e à tarde. 

O coordenador do grupo de arbitragem da competição, Ulisses Lima Almeida Neto, conta que a cada um dos árbitros é delegado um tipo de função.  “Um vai cuidar durante o nado, um vai cuidar da virada outro vai pegar o tempo pra fazer valer toda regra da FINA (Federação Internacional de Natação) pra poder ser uma competição oficial, esse é o nosso trabalho, fazer correr de forma justa pra todos”, esclarece.

IMG_20190927_162304

Cada estilo de nado e cada prova pede uma particularidade. Desde a posição do corpo até com o estilo de braçada a arbitragem precisa ficar atenta.  O sistema de escala e rodízio foi feito de modo que cada um pudesse atuar em funções diferentes para ampliar o conhecimento de toda a competição. 

DSCF1650

Para torna-se árbitro de natação é preciso fazer um curso, organizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (FEDAMS) e participar de uma capacitação nacional, promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

Nesse ano foram realizadas duas capacitações regionais no Estado. Uma em Campo Grande, com 80 participantes e outra em Corumbá, com 50. Um curso promovido pela CBDA foi feito em Campo Grande com a presença de Daniel Schneider, uma das maiores autoridades no assunto. Para esse ano não estão previstos mais cursos, mas as capacitações sempre são divulgadas pela página da FEDAMS. 

IMG_20190926_160908

E para ser árbitro engana-se que é preciso ser um ex- atleta. Basta ter interesse e motivação em fazer o melhor. “Tem muitos que viu, divulgou, viu na faculdade, tem divulgação nas faculdades principalmente de educação física, mas tem pessoas de outros cursos fazendo. Um dos nossos árbitros faz Tecnologia da Informação e mexe com computador”, comenta Ulisses. A maioria dos árbitros atuantes no Torneio Centro-Oeste de Natação possui o certificado nacional concedido pela CBDA. 

IMG_20190927_162254

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s